Olhos do gato lacrimejando, o que pode ser?

A rinotraqueíte felina causa uma infecção persistente no trato respiratório superior e pode afetar os olhos dos gatos, provocando sintomas parecidos com o da conjuntivite e rinite.

 

É mais comum em locais com aglomeração de animais, a doença é bastante contagiosa e pode afetar gatos saudáveis que tenham contato com outro infectado, ou com as secreções, sendo que esta é a forma mais comum de contágio. 

 

As gatas prenhes também podem transmitir a doença para os filhotes. 

 

Um dado preocupante é que os bichanos que são infectados uma vez podem sofrer com o problema de forma recorrente ao longo da vida. 

 

Sintomas: 

 

Ela pode ser assintomática em alguns animais, mas a maioria dos felinos contaminados apresenta uma série de sinais típicos da doença: 

 

- Febre;

- Espirros;

- Tosse;

- Inflamação da mucosa ocular (sendo que este é o principal).

 

A conjuntivite é o sintoma mais aparente da rinotraqueíte felina, deixando os olhos do gatinho vermelhos, com corrimento que pode varia de uma espessura líquida até mais espessa, semelhante ao pus. 

 

Na maioria dos casos, a infecção aparece em apenas um dos olhos, contaminando o outro após algum tempo. Sintomas de gripe felina também podem se manifestar no seu gato. 

 

Casos mais graves, que ocorrem principalmente em filhotes, o problema pode desencadear pneumonia, que aumenta o risco de morte, que é raro para a doença em animais adultos. 

 

Tratamento, diagnóstico e prevenção: 

 

Como a rinotraqueíte tem sintomas parecidos com outras doenças, o médico veterinário pode pedir exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico. 

 

O tratamento pode variar de acordo com os sintomas apresentados, podem ser: aplicação de colírio e limpeza do entorno dos olhos com soluções fisiológicas específicas. Em alguns casos, pode ser recomendado o uso de antibióticos, anti-inflamatórios ou outros medicamentos. 

 

Vale lembrar que toda medicação deve ser recomendada apenas por médico veterinário. 

 

E para que o seu peludinho tenha o melhor atendimento, é importante contar com um plano que trata e previne doenças, como os da Cãompany! Acesse nosso site e conheça!